A sustentabilidade e a mobilização econômica e social foram lembradas nesta quarta-feira (07/12/22) durante abertura da 6ª Feira da Agricultura Familiar da Emater-MG. A atividade integra a programação pelos 74 anos da empresa, celebrados na última terça-feira (6), data também reconhecida como Dia Nacional do Extensionista Rural.
A feira, aberta ao público, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), contou com 40 famílias produtoras de quitandas, queijos, cafés especiais, cachaça, mel e derivados, além de artesanatos e costuras. De acordo com a Emater, os produtores são de municípios próximos de Belo Horizonte e do Vale do Jequitinhonha.
Um dos meios de comercialização de produtos da agricultura familiar no Estado, as chamadas feiras livres têm sido ao longo dos anos fomentadas e fortalecidas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) . Além de gerar renda para os produtores e oferecer alimentos de qualidade aos consumidores, a Feira da Agricultura Familiar é um espaço cultural para promover encontros entre amigos e famílias, fazer compras, provar novos sabores e, ao mesmo tempo, movimentar a economia local.