Confira as principais notícias desta quarta-feira (18) em Minas

Sem categoria

Coronavírus
Matéria da Folha de S. Paulo destaca que a maioria das assembleias legislativas do Brasil resolveu adotar a restrição parcial para prevenir o alastramento do surto de coronavírus: os deputados continuam participando das reuniões, enquanto o público fica impedido de acompanhar presencialmente. A matéria menciona a situação na ALMG.
Em matéria sobre a pandemia, O Tempo destaca que a presença do deputado Bartô (Novo) usando máscara no Plenário gerou apreensão entre os servidores da Assembleia. Já o Estado de Minas noticia decisão da Assembleia de afastar deputados e servidores acima de 60 anos em virtude do coronavírus.
Os jornais O Tempo e Estado de S. Paulo noticiam que a União pode suspender, por doze meses, o pagamento de dívidas por parte dos Estados. A medida faz parte do conjunto de ações que podem ser implementadas para auxiliar as unidades da federação durante a pandemia de coronavírus.
Ontem, as TVs Rede Minas e Record; as rádios Alvorada (2x) e Itatiaia (3x); e os portais G1 e O Tempo (2x) noticiaram o assunto. Ouça também comentário de Rodrigo Freitas, na rádio Super.
A rádio Super (2x) e os portais Estado de Minas e O Globo destacaram o afastamento do deputado João Vítor Xavier (Cidadania) após suspeita de coronavírus.
Já a TV Band veiculou entrevista com o novo secretário de Estado de Governo, Igor Eto, em que falou sobre a piora da situação financeira do Estado devido ao coronavírus e defendeu a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal.
O portal Estado de Minas destacou problemas enfrentados por servidores da Fhemig que vão atuar no tratamento dos infectados pelo coronavírus e apontou que a categoria pediu apoio dos parlamentares. Já o portal Além do Fato noticiou videoconferência sobre o coronavírus realizada entre os chefes de poderes.
O presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), e outros parlamentares foram citados e/ou entrevistados.

Crise política
Matéria de O Tempo destaca que a crise política que atinge a gestão de Romeu Zema (Novo) fez com que o deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB) entregasse ontem o cargo de líder do governo.
Ainda segundo o jornal, o deputado Gustavo Valadares (PSDB) permanece como líder do bloco. A matéria aponta que os tucanos vão permanecer na base do governo e traz entrevista com o secretário de Estado de Governo, Igor Eto.
Nota da coluna Em dia com a política, do Estado de Minas, noticia o assunto.
Ontem, a TV Globo; as rádios Itatiaia (4x) e Super; e os portais G1O GloboEstado de Minas e O Tempo (2x) destacaram a saída de Luiz Humberto Carneiro e situação da base do governo. O portal Blog do PCO falou sobre a articulação do governo com a Assembleia.
Já a TV Globo e o portal O Tempo destacaram a posse do secretário de Estado de Governo, Igor Eto, e apontaram que ele assumiu com a missão de pacificar a base de apoio na Assembleia.
Vários deputados foram citados e/ou entrevistados.

Entrevista
Ontem, a rádio Super veiculou entrevista com o secretário de Estado de Governo, Igor Eto, em que falou sobre a articulação política do Estado e a situação financeira de Minas, entre outros assuntos.

Recomposições
Em matéria sobre a pandemia de coronavírus, O Tempo aponta que, apesar da recomendação de evitar aglomerações, representantes da segurança pública fizeram um ato do lado de fora da Assembleia contra o veto parcial do governador Romeu Zema (Novo) à recomposição da categoria.
Já o Hoje em Dia aponta que servidores da segurança pública vão usar as redes sociais para pressionar os parlamentares a derrubarem o veto. A matéria aponta que a estratégia foi decidida em audiência que discutiu o assunto.
Ontem, a TV Record; as rádios Itatiaia e Super; e os portais O Tempo e Estado de Minas noticiaram o assunto. O portal Os Novos Inconfidentes apontou que deputados ainda não se decidiram sobre a manutenção ou derrubada dos vetos.
Matéria do Diário do Comércio destaca que o governador Romeu Zema (Novo) sancionou as recomposições de outros órgãos e poderes do Estado. Ontem, a rádio Super noticiou o assunto.
Vários deputados foram citados e/ou entrevistados.

Envenenamento
Matéria do Super Notícia sobre a suspeita de envenenamento de 60 cães que morreram em um lar temporário em Contagem (RMBH) destaca que a polícia apura se o ocorrido tem relação com a atuação política do deputado Osvaldo Lopes (PSD) em defesa dos animais.
O jornal O Tempo também publica matéria sobre o assunto. O parlamentar foi entrevistado.

Congresso em BH
Ontem, o portal Estado de Minas divulgou posicionamento do deputado Coronel Sandro (PSL) em relação a congresso que reunirá 420 pessoas em Belo Horizonte neste fim de semana.

Fiscais agropecuários
Matéria do Diário do Comércio fala sobre a greve dos fiscais agropecuários do IMA e aponta que a categoria reivindica o envio, para a Assembleia, de projeto com um novo plano de carreiras.

Eleições
O jornal O Tempo publica pesquisa sobre as eleições para a Prefeitura de Belo Horizonte que aponta a liderança do atual prefeito Alexandre Kalil (PSD). Vários deputados foram citados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *