Pavimentação da BR-367: Obra interligará Salto da Divisa a Almenara, no Vale do Jequitinhonha

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, assinou na quarta-feira (17), ordem de serviço para início imediato da pavimentação do trecho da BR-367 entre Almenara e Salto da Divisa, no Vale do Jequitinhonha.

A obra interligará Minas até a divisa da Bahia. Serão 61,6 quilômetros de obras, investimento de R$138,1 milhões e a execução será por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT).

A pavimentação deste trecho é de grande importância para o Vale do Jequitinhonha, além de fomentar o turismo, o trecho estabelece um novo corredor entre duas das mais importantes rodovias do Brasil, a BR-116 e a BR-101.

A previsão de duração das obras é de 24 meses. Há mais de 50 anos a região do Vale do Jequitinhonha aguardava por essa melhoria que ajudará não apenas na mobilidade e no turismo, mas também na geração de emprego e renda no ponto de vista econômico.

Os recursos foram viabilizados pela bancada mineira no Congresso.

#DeputadoCarlosHenrique #Infraestrutura #ValeDoJequitinhonha #Almenara #SaltoDaDivisa

Diálogo em tempo de pandemia: Live com o secretário de saúde de Minas

NÃO PERCA. Live com o secretário de saúde de MG, Dr. Carlos Eduardo Amaral, quarta-feira (17/06), às 21h pelo Instagram.

Vamos conversar sobre medidas de combate ao coronavírus, aplicação de recursos para área de saúde, retomada das atividades econômicas, volta às aulas, aumento da violência domestica, contra idosos, crianças e adolescentes e muito mais.

Participe e envie sua pergunta. Esperamos por você! @carloshenrique.mg

#DeputadoCarlosHenrique #Saúde #Coronavírus

TV Assembleia transmitirá teleaulas da rede estadual

Iniciativa garantirá que os conteúdos destinados a alunos cheguem a mais municípios durante a pandemia.

A partir do próximo dia 22, a TV Assembleia passa a destinar cinco horas de sua programação diária à veiculação das teleaulas voltadas aos alunos da rede pública estadual de ensino. Convênio será assinado nesta segunda-feira (15/6/20) pela Assembleia e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação.

A transmissão pela TV ALMG ampliará o número de cidades atendidas e terá horário alternativo para o aprendizado, das 7 às 9 horas e das 19h30 às 22h30. A TV Minas veicula os conteúdos entre 7h30 e 12h30.

Programação – A transmissão começará no dia 22 com a teleaula 1, enquanto a Rede Minas exibirá a aula 6. Dessa forma, quem perdeu algum conteúdo terá nova oportunidade de aprendizado, e o estudante que ainda não teve acesso a nenhuma aula poderá acompanhar esses estudos remotos desde o início.

Sintonia – A TV Assembleia é transmitida, em Belo Horizonte, pelo canal 11 da NET e 15 da Oi, além dos canais abertos 35 e 61.2.

#DeputadoCarlosHenrque #AtuaçãoParlamentar #TVALMG #Educaçaão

VALE DO JEQUITINHONHA: Exploração do lítio em Araçuaí e Itinga é debatida em comissão
Fernando Passalio de Avelar (secretário-adjunto da Secretaria de Estado Adjunta de Desenvolvimento Econômico), Doutor Jean Freire (deputado estadual PT/MG), Carlos Henrique (2º- secretário da ALMG – Republicanos/MG)

Este é o momento de unirmos forças em defesa do desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha. A Comissão de Participação Popular da Assembleia de Minas, reuniu nesta terça-feira (9) de forma remota, professores, técnicos e especialistas para tratarmos a exploração do lítio na região. Destaquei a importância de envolvermos as bancadas de Minas, assim como o governo federal nessa luta pela região.

Historicamente Minas Gerais sempre foi muito prejudicada com a guerra fiscal. Com isso, algumas regiões, como o Vale do Jequitinhonha, sofrem com a falta de investimentos e politicas efetivas para investidores, geração de emprego e renda. Com a descoberta do “Petróleo Branco” em 2019, mais conhecido como lítio, usado na produção de itens de alta tecnologia, a região teria o tão sonhado desenvolvimento econômico para um ambiente mais seguro, atraindo novos investidores.

A exploração sustentável do lítio encontrado nas cidades de Araçuaí e Itinga, maior reserva do Brasil é expectativa de crescimento para a região, mas o anúncio da abertura da fábrica de células de baterias de lítio em Juiz de Fora (Zona da Mata) e não no Vale do Jequitinhonha deixou gestores e população preocupados.

#DeputadoCarlosHenrique #AtuaçãoParlamentar #ValeDoJequitinhonha

CEMIG é questionada na Comissão de Minas e Energia sobre abuso nas contas

As diversas reclamações de consumidores com relação ao aumento nas contas de energia em na capital mineira e diversos municípios do Estado foi tema de questionamento nesta terça-feira (9), na Comissão de Minas e Energia. Na oportunidade questionei a representante da CEMIG, Silvia Cristiane Martins Batista – Superintendente de Proteção da Receita da Companhia de Energia qual a justificativa para tantas reclamações.

Comissão de Minas e Energia – Assembleia Legislativa de Minas Gerais (09/06)

Destaquei também o Projeto Lei de minha autoria que dispõe sobre a obrigatoriedade de contraprova do laudo de aferição de medidores elétricos por empresas distintas da companhia, já que os laudos de aferição dos medidores elétricos são emitidos pela própria CEMIG.

Outro ponto que levante na Comissão de Minas e Energia é a questão do atendimento presencial, pois muitos consumidores sentem-se limitados aos atendimentos virtuais, mesmo sendo uma ferramenta necessária neste momento de isolamento social. Os retornos das reclamações e solicitações precisam ser mais rápidos.

A Superintendente de Proteção da Receita da CEMIG, Silvia Cristina, esclareceu que o registro histórico de erros da CEMIG é de 1 erro para cada 10 mil leituras, um dos mais baixos praticados pelo mercado de energia e a Companhia busca sempre a redução e que diante de qualquer dúvida ou reclamação, o consumidor deverá de manifestar por meio dos canais oficiais da companhia.

Carlos Henrique (2º- secretário da ALMG – Republicanos/MG), Silvia Cristiane Martins Batista (superintendente de Proteção da Receita – Cemig)
Dia Mundial do Meio Ambiente

Cuidar e respeitar o Meio Ambiente é um dever de todos nós. Momento importante para refletirmos o quão importante ele é para a nossa vida e também para repensar no que temos feito por ele e com ele. Afinal, quem provém tudo o que precisamos para viver, merece todo o nosso respeito e cuidado.


#DeputadoCarlosHenrique #DiaMundialDoMeioAmbiente

Dia Mundial das Crianças Vítimas de Agressão

Todos os dias crianças são vítimas de agressão física e psicológica em toda parte do mundo, inclusive em suas próprias casas. Quando uma criança é agredida, as marcas não são só físicas, mas também emocionais. Isso interfere no seu desenvolvimento, na sua visão de si e do mundo, e no tipo de pessoa e cidadão que ela se tornará. Quem apanha na infância, pode virar um adulto violento.

Garantir um ambiente seguro para o crescimento das crianças é um dever dos pais, famílias, educadores, governantes e população em geral.

Dados do Disque 100 no primeiro semestre de 2019 apontam que as crianças e os adolescentes são o maior alvo de violência no Brasil. No âmbito da defesa dos direitos da criança e do adolescente, o balanço registrou 86.837 denúncias. Negligência (68,85%), violência psicológica (43,30%), violência física (38,91%), violência sexual (21,32%), exploração do trabalho infantil (4,63%) e abuso financeiro (2,09%) foram os principais tipos de violação registrados.

Junho violeta: Campanha de combate à violência contra o idoso


NÚMEROS DA VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS NO BRASIL

De acordo com dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), só nos primeiros cinco meses de 2020, o Disque 100 registrou 3.286 casos de violência contra idosos no Brasil. Em 2019, o total foi de 33.133 casos em todo o país, com maior ocorrência nos estados de São Paulo (21,59%), Minas Gerais (13,20%) e Rio de Janeiro (13,10%).

O combate à violência contra o #idoso é uma missão de todos. Os maus-tratos contra o idoso representam uma grave violação de seus direitos como cidadãos.

O governo federal lançou o aplicativo de denúncias de violação de direitos humanos #DireitosHumanosBrasil para celulares que utilizam o sistema Android. Trata-se de uma nova plataforma digital do #Disque100 e Ligue 180 para receber denúncias, solicitações e pedidos de informação sobre temas relacionados aos direitos humanos e à família.

CAMPANHA JUNHO VIOLETA:

A campanha Junho Violeta tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas à necessidade de estar atento a um problema que cresce a cada ano. Mais do que tratar os idosos com dignidade e respeito, é preciso denunciar casos de violência às autoridades competentes, já que amor, culpa e vergonha muitas vezes impedem que os idosos denunciem os responsáveis por abusos, na sua maioria parentes ou pessoas próximas.

DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Dia 15 de junho marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência conta a Pessoa Idosa. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra à Pessoa Idosa, com o objetivo de serem preservados os direitos desses cidadãos e dessas cidadãs.

FORMAS DE VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSOS
Existem várias formas de violências mais praticadas contra a população idosa, destacando-se principalmente as violências psicológicas, físicas, sexuais, abandono e negligência. Para denúncias, é preciso discar o número 100.


No Brasil, o Estatuto do Idoso é uma Lei Federal, de Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, isto é, uma Lei Orgânica do Estado Brasileiro, que é destinada a regulamentar os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos que vivem no país. A lei especifica os diversos tipos de violência contra a pessoa idosa e as penalidades para os agressores. Para denunciar casos de violência contra idosos, qualquer pessoa pode telefonar para o número 100. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100. O serviço é prestado 24h, inclusive em finais de semana e feriados.

SAIBA QUAIS SÃO OS TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS

  1. Violência Física: é o uso da força física para compelir os idosos a fazerem o que não desejam, para feri-los, provocar dor, incapacidade ou morte;
  2. Violência Psicológica: corresponde a agressões verbais ou gestuais com o objetivo de aterrorizar, humilhar, restringir a liberdade ou isolar do convívio social;
  3. Violência Sexual: refere-se ao ato ou jogo sexual de caráter homo ou hetero-relacional, utilizando pessoas idosas. Esses abusos visam a obter excitação, relação sexual ou práticas eróticas por meio de aliciamento, violência física ou ameaças;
  4. Abandono: é uma de violência que se manifesta pela ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção e assistência;
  5. Negligência: refere-se à recusa ou à omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. A negligência é uma das formas de violência mais presente no país. Ela se manifesta, freqüentemente, associada a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular, para as que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade;
  6. Violência Financeira ou econômica: consiste na exploração imprópria ou ilegal ou ao uso não consentido pela pessoa idosa de seus recursos financeiros e patrimoniais;
  7. Auto-negligência: diz respeito à conduta da pessoa idosa que ameaça a sua própria saúde ou segurança, pela recusa de prover cuidados necessários a si mesma;
  8. Violência Medicamentosa: é administração por familiares, cuidadores e profissionais dos medicamentos prescritos, de forma indevida, aumentando, diminuindo ou excluindo os medicamentos.

Vamos proteger nossos idosos! Em caso de violência, denuncie! Disque 100.

#DeputadoCarlosHenrique

Deputados debatem proposições relacionadas à pandemia da Covid-19 em Minas

O deputado Carlos Henrique (Republicanos) presidiu a Reunião Especial remota desta terça-feira (2) com destaque para as proposições relacionadas à pandemia da Covid-19 em Minas.

Parlamentares destacaram a importância de discutir as questões econômicas de modo estruturante para recuperação da recessão em Minas e no país, além da questão de atrair investimentos para o Estado alavancar recursos públicos em MG.

Em defesa do Vale do Jequitinhonha

Registro da reunião remota nesta quinta-feira (28) com o Governador Romeu Zema e representantes estaduais e federais da bancada mineira em defesa do Plano de Desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha.

Na reuião, o governador foi questionado sobre a abertura da fabrica de células de baterias de lítio em Juiz de Fora (Zona da Mata) e não no Vale do Jequitinhonha, sendo que a maior reserva de lítio do Brasil é encontrada nos municípios de Itinga e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

De acordo com o Governador Romeu Zema, por questões técnicas, não há como mudar a instalação da fabrica já anunciada na Zona da Mata, solicitou ao IDENE – Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais, um novo Plano de Desenvolvimento para o Vale, que deverá ser apresentado em até 45 dias para análise do Governo.

“Continuaremos trabalhando para que o progresso chegue na região”, destacou o deputado Carlos Henrique.