Agenda – Santo Antônio do Jacinto

Reunião importante nesta quarta-feira (03), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais com a presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio do Jacinto Alaiusa Luz, a coordenadora de regulação Rita Izabel Felix e o assessor Pedro Queiroz Dutra.

Juntos continuaremos trabalhando pelo desenvolvimento social e econômico do município.

Ler mais

Encontro com o Governador / Prefeitos

Nos reunimos nesta segunda-feira (1/3), na Cidade Administrativa, com o Romeu Zema , prefeitos e lideranças de 18 municípios mineiros. Apresentamos ao Governo do Estado de Minas Gerais demandas relacionadas ao desenvolvimento econômico e social dos municípios.

Enquanto deputado, fazer essa interlocução entre os municípios e o governo do Estado é muito importante para que as reais demandas cheguem ao conhecimento do nosso governador, por meio da necessidade de cada gestor.

Agradeço ao Governador Romeu Zema por ouvir atentamente as demandas de cada prefeito, com a certeza que buscará atender da melhor forma possível. E, agradeço aos nossos prefeitos pela presença e pela gestão eficiente em busca de melhorias para seus municípios. Juntos somos mais fortes!
Deputado Carlos Henrique participa da entrega de viaturas para a PMMG

O Deputado Estadual Carlos Henrique participou nesta sexta-feira (26/2) com o Governador Romeu Zema e o Comandante Geral da PMMG, Cel Rodrigo  da entrega de 645 viaturas para reforçar a segurança pública nos municípios mineiros.

Os automóveis e motocicletas foram adquiridos por meio de emendas parlamentares federais e estaduais e de convênios.

 

Trabalhando por Almenara
O Deputado Carlos Henrique recebeu nesta quarta-feira (24/2) o presidente da Câmara Municipal de Almenara, vereador Nata Cdn, acompanhado do vereador Peca.
Juntos por uma Almenara cada vez mais forte!
A
Governo autoriza volta às aulas em março

 

O Governo do Estado de Minas Gerais confirmou nesta quarta-feira (24) que as aulas serão retomadas no mês de março de acordo com o Programa Minas Consciente.

Um grupo criado para a elaboração de um relatório técnico com o objetivo principal de subsidiar a tomada de decisão das autoridades competentes da Administração estadual, de acordo com a Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 Nº 121, de 27 de janeiro de 2021.

O Grupo contou com a participação da SOCIEDADE MINEIRA DE PEDIATRIA,  ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA INFANTIL e demais profissionais.

Pontos analisados pelos profissionais para retomada das aulas em Minas:

SAÚDE FÍSICA E MENTAL DOS ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Saúde,

Foram identificados na literatura impactos indiretos da COVID-19 e do isolamento social na saúde física das crianças e jovens:

SEDENTARISMO;
OBESIDADE;
MÁ ALIMENTAÇÃO (fechamento das escolas e creches como medida de isolamento privou as crianças mais carentes do acesso a uma fonte de alimentação de qualidade. 30% das crianças de classe D e E deixaram de comer em algum momento da pandemia); e
AUMENTO DA VIOLENCIA DOMÉSTICA (escolas são um espaço reconhecido de identificação de violência doméstica)

Impactos diretos e indiretos do isolamento na saúde mental:

Aumento de crises de ansiedade;
Distúrbios de sono (alterações em 50% de crianças até 3 anos);
Atraso na fala e na comunicação verbal;
Ideação suicida e tentativas de suicídio em jovens;
Desorganização do convívio familiar e social, com a impossibilidade de encontros presenciais e a interrupção das atividades coletivas;
Alterações comportamentais (Uma alteração comportamental destacada é o uso exagerado de telas, como televisão, computadores, tablets e smartphones – 70% das famílias destacaram
esse aumento);

Mesmo crianças pequenas podem ser afetadas psicologicamente pela quebra brusca da rotina.

Premissas

NORMATIZAÇÃO DE CARÁTER GERAL: premissas e diretrizes devem ser feitas em caráter geral, evitando-se a microregulação estadual;
UNIVERSAL: retorno no público e privado simultâneo;
MONITORADO: utilização dos indicadores do Minas Consciente, acrescidos do monitoramento das UTIs pediátricas e casos de SIMP, com existência de gatilhos para suspensão das aulas;
CONSCIENTE e SEGURO: Definição de protocolos sanitários.

GRADUAL: Protocolos intensificados conforme onda. Ordem de preferência entre alunos:
• Ensino infantil e primeiros anos do ensino fundamental;
• Anos de transição escolar;
• Demais anos escolares
ALTERNADO: Horários, Grupos/bolhas, Anos escolares e Alternância física;
HÍBRIDO: Presencial com preservação do on-line;
FACULTATIVO: Famílias e municípios;
COMUNICADO: Existência de plano de comunicação em todos os níveis (estado, município e escola)

Aderência à lógica do Plano Minas Consciente:

Aulas só podem começar se a região estiver em ONDA AMARELA;
Retorno presencial permitido após 1º de março de 2021;
Em caso de regressão, os parâmetros se tornam mais restritivos:

De acordo com o Plano Minas Consciente (em 24/02/2021) 6 regiões do estado se encontram em onda amarela e 8 se encontram em onda vermelha

#DeputadoCarlosHenrique #minasconscinete #educação #voltaasaulas

Volta às aulas – Qual a sua opinião?
A data para a volta às aulas pode estar mais próxima em Belo Horizonte e demais municípios. No próximo, mês completará um ano que as escolas do estado fecharam as portas por conta da pandemia do Coronavírus, respeitando as medidas de isolamento social.
Qual a sua opinião com relação ao retorno das aulas?
Dia da conquista do voto feminino

Nesse dia, em 1932, Código Eleitoral passou a assegurar às mulheres brasileiras o direito ao voto. Essa conquista foi fundamental para que a mulher pudesse ampliar a sua voz nas lutas pelos direitos iguais, contra qualquer tipo de discriminação, contra a violência e pelas causas sociais em geral.

#DeputadoCarlosHenrique #Democracia #Igualdade

Secretário de governo confirma que não haverá fusão entre Emater e Epamig

Não haverá fusão! Decisão anunciada nesta segunda-feira (22) pelo do Secretário de Governo, Igor Eto em reunião na sede do governo com representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e demais parlamentares.

A proposta apresentada mostrou uma Emater forte e estruturada e não havendo necessidade de uma fusão e sim de um novo sistema de engenharia para a Epamig.

Vitória da Agricultura Familiar. Nossas reuniões, lives  e questionamentos foram ouvidos e com isso quem ganha é homem e a mulher do campo, assim como nosso Estado.

Mobilização intensa dos técnicos da Emater. O estudo apresentado era robusto e mostrou uma Emater fortalecida.

O governador Romeu Zema e o secretário de governo Igor Eto analisaram os estudos e argumentos apresentados, dando fim a possibilidade de fusão da Emater com Epamig.

DIA QUE DEVE SER COMEMORADO!

 

#DeputadoCarlosHenrique #Epamig #Emater #FusãoNão

Agenda – Prefeito de Itaobim
Fechando a agenda desta segunda-feira (22) com o prefeito de Itaobim, Fabiano Fernandes.
 
Prefeitura Municipal de Itaobim
 
#DeputadoCarlosHenrique #Itaobim #ValeDoJequitinhonha
Agenda em Lagoa da Prata

O Deputado Carlos Henrique cumpriu agenda nesta segunda-feira (22/02) no município de Lagoa da Prata com o prefeito Di-Gianne Nunes.