Projeto que cria a declaração de origem do queijo cabacinha aprovado em 2º turno e segue para plenário

Notícias

Projeto que cria a declaração de origem do queijo artesanal cabacinha está  pronto para avaliação definitiva em Plenário. O PL foi aprovado em 2º turno na Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Queijo Cabacinha

Aprovado em 2º turno o PL 2.638/21, que cria a declaração de origem do queijo artesanal denominado cabacinha, produzido no Vale do Jequitinhonha. A proposição tem como autor o deputado Carlos Henrique (Republicanos). O relator, deputado Delegado Heli Grilo, emitiu parecer pela aprovação do texto na forma do vencido.

O cabacinha é um tipo de queijo artesanal mineiro, de fabricação tradicional nas regiões do Jequitinhonha e do Mucuri, produzido a partir de leite cru. Ele difere do queijo minas artesanal porque passa por tratamento térmico da massa e possui formato peculiar de cabaça.

No texto consolidado, o projeto se estabelece como uma política de apoio aos produtores do queijo cabacinha da região do Vale do Jequitinhonha. A matéria determina que a demarcação da região produtora de queijo cabacinha será objeto de regulamento específico.

Além disso, inclui duas diretrizes para a implementação da política. A primeira trata da elaboração de estudos técnicos sobre o queijo cabacinha e publicação de regulamento técnico de identidade e qualidade desse produto artesanal. Já a segunda diretriz diz respeito ao apoio às ações de saneamento do rebanho destinado ao fornecimento de matéria-prima para a fabricação do cabacinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *