O Governo do Estado de Minas Gerais confirmou nesta quarta-feira (24) que as aulas serão retomadas no mês de março de acordo com o Programa Minas Consciente.
Um grupo criado para a elaboração de um relatório técnico com o objetivo principal de subsidiar a tomada de decisão das autoridades competentes da Administração estadual, de acordo com a Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 Nº 121, de 27 de janeiro de 2021.
O Grupo contou com a participação da SOCIEDADE MINEIRA DE PEDIATRIA, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEUROLOGIA E PSIQUIATRIA INFANTIL e demais profissionais.
Pontos analisados pelos profissionais para retomada das aulas em Minas:
SAÚDE FÍSICA E MENTAL DOS ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Saúde,
Foram identificados na literatura impactos indiretos da COVID-19 e do isolamento social na saúde física das crianças e jovens:
SEDENTARISMO;
OBESIDADE;
MÁ ALIMENTAÇÃO (fechamento das escolas e creches como medida de isolamento privou as crianças mais carentes do acesso a uma fonte de alimentação de qualidade. 30% das crianças de classe D e E deixaram de comer em algum momento da pandemia); e
AUMENTO DA VIOLENCIA DOMÉSTICA (escolas são um espaço reconhecido de identificação de violência doméstica)
Impactos diretos e indiretos do isolamento na saúde mental:
Aumento de crises de ansiedade;
Distúrbios de sono (alterações em 50% de crianças até 3 anos);
Atraso na fala e na comunicação verbal;
Ideação suicida e tentativas de suicídio em jovens;
Desorganização do convívio familiar e social, com a impossibilidade de encontros presenciais e a interrupção das atividades coletivas;
Alterações comportamentais (Uma alteração comportamental destacada é o uso exagerado de telas, como televisão, computadores, tablets e smartphones – 70% das famílias destacaram
esse aumento);
Mesmo crianças pequenas podem ser afetadas psicologicamente pela quebra brusca da rotina.
Premissas
NORMATIZAÇÃO DE CARÁTER GERAL: premissas e diretrizes devem ser feitas em caráter geral, evitando-se a microregulação estadual;
UNIVERSAL: retorno no público e privado simultâneo;
MONITORADO: utilização dos indicadores do Minas Consciente, acrescidos do monitoramento das UTIs pediátricas e casos de SIMP, com existência de gatilhos para suspensão das aulas;
CONSCIENTE e SEGURO: Definição de protocolos sanitários.
GRADUAL: Protocolos intensificados conforme onda. Ordem de preferência entre alunos:
• Ensino infantil e primeiros anos do ensino fundamental;
• Anos de transição escolar;
• Demais anos escolares
ALTERNADO: Horários, Grupos/bolhas, Anos escolares e Alternância física;
HÍBRIDO: Presencial com preservação do on-line;
FACULTATIVO: Famílias e municípios;
COMUNICADO: Existência de plano de comunicação em todos os níveis (estado, município e escola)
Aderência à lógica do Plano Minas Consciente:
Aulas só podem começar se a região estiver em ONDA AMARELA;
Retorno presencial permitido após 1º de março de 2021;
Em caso de regressão, os parâmetros se tornam mais restritivos:
De acordo com o Plano Minas Consciente (em 24/02/2021) 6 regiões do estado se encontram em onda amarela e 8 se encontram em onda vermelha
#DeputadoCarlosHenrique #minasconscinete #educação #voltaasaulas