Crise política
Matéria de O Tempo destaca que o estremecimento na base de governo não atinge somente o PSDB. Segundo o jornal, o PSC pode deixar o grupo de apoio ao governador, o que poderia causar o fim no bloco do governo.
A matéria aponta que, em reunião hoje, o PSDB deve decidir que rumo vai tomar, sendo que Avante, Novo e Solidariedade devem participar do encontro. Entretanto, segundo o jornal, o PSC não vai participar, pois quer discutir, antes, a situação internamente.
A matéria ainda aponta que a base do governador Romeu Zema (Novo) rejeitou convite para a posse do novo secretário de governo, Igor Eto. Segundo o jornal, os deputados não confirmaram presença no evento e o episódio seria mais um sinal de descontentamento da base aliada.
Outra matéria do portal O Tempo falou sobre os conflitos no governo do Estado. Segundo o portal, haveria um acordo envolvendo o Executivo e os outros poderes e órgãos para que Zema e o vice-governador Paulo Brant se licenciassem do Novo em busca de um movimento suprapartidário para tirar Minas da crise fiscal. Entretanto, segundo o portal, Zema teria sido convencido por Igor Eto a permanecer na sigla e desistir do acordo.
A rádio Super apontou que a crise política que se instalou no governo de Minas após o veto parcial do governador à recomposição da segurança pública pode ter um impacto em âmbito fiscal. Segundo a rádio, o episódio abalou a confiança de deputados em relação ao Executivo e projetos considerados prioritários pela equipe econômica de Zema estão “em xeque” na Assembleia.
Vários deputados foram entrevistados e/ou entrevistados.
Recomposições
Ontem, a TV Record noticiou audiência que discute a situação dos servidores da segurança após o veto parcial do governador Romeu Zema (Novo) à recomposição. Já matéria da rádio Itatiaia apontou que deputados querem ouvir o novo secretário de Estado de Governo, Igo Eto, sobre o veto parcial.
O portal O Tempo, em notícia sobre a audiência, afirmou que “servidores da segurança ignoram recomendação do Ministério da Saúde e mantêm ato”. A rádio Band News veiculou comentário do jornalista Orion Teixeira a respeito da tramitação do veto parcial.
Matérias da TV Record; da rádio CBN; e do portal O Tempo destacaram que o governador Romeu Zema (Novo) sancionou as recomposições de outros órgãos e poderes do Estado. O jornalista Eduardo Costa questionou a decisão.
Já a rádio Super veiculou entrevista com o deputado federal Subtenente Gonzaga (PDT/MG) em que repercutiu o veto parcial à recomposição da segurança e a sanção da recomposição de outros órgãos e poderes.
O deputado Sargento Rodrigues (PTB) foi entrevistado.
Coronavírus
Matérias do Estado de Minas e Aqui destacam que o governador Romeu Zema (Novo), após se encontrar com pessoa suspeita de ter contraído o coronavírus, entrou em isolamento e fará hoje teste para confirmar ou não a doença. As matérias mencionam videoconferência sobre o assunto realizada entre os chefes de poderes.
O Estado de Minas também destaca o afastamento do deputado federal Tiago Mitraud (Novo/MG) por suspeita de ter contraído o vírus. Segundo o jornal, na sexta-feira, ele esteve na Cidade Administrativa para participar de reunião com lideranças do Novo.
Leia ainda a cobertura dos jornais Estado de Minas e O Tempo sobre o primeiro caso em Belo Horizonte e os impactos do vírus nas cidades.
Ontem, as TVs Band e Globo; as rádios Alvorada (2x), Band News (6x), Brasileiríssima, CBN e Inconfidência (2x); e os portais G1 e O Tempo noticiaram medidas anunciadas pela Assembleia e outros órgãos públicos na tentativa de conter a expansão do coronavírus.
O presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), foi citado e/ou entrevistado.
Congresso em BH
Matéria da Folha de S. Paulo destaca que, apesar do crescimento de casos de coronavírus, um grupo conservador de Minas Gerais pretende manter a realização de um congresso para 500 pessoas neste final de semana em Belo Horizonte.
Ontem, os portais Uol e Brasil 247 publicaram artigos com críticas à realização do congresso. O deputado Coronel Sandro (PSL) foi entrevistado e/ou citado.
Envenenamento
Matéria de O Tempo noticia as investigações sobre a suspeita de envenenamento de 60 cães que morreram com suspeita de envenenamento em um lar temporário em Contagem (RMBH).
Ontem, a TV Record (3x) noticiou o assunto. O deputado Osvaldo Lopes (PSD) foi entrevistado.
Nióbio
Ontem, o portal Os Novos Inconfidentes publicou artigo em que abordou o risco de o coronavírus atrapalhar a operação de venda dos recebíveis do nióbio.
Fórum Técnico
Ontem, a TV Rede Minas destacou a realização do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência. A deputada Beatriz Cerqueira (PT) foi citada.
Manifestações
Ontem, a rádio Super noticiou manifestações realizadas em Belo Horizonte em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. O deputado Coronel Sandro (PSL) foi entrevistado.
Procon Assembleia
Matéria do Estado de Minas destaca as dificuldades que os consumidores estão enfrentando para negociar cancelamentos ou adiamentos com as companhias aéreas em virtude do coronavírus. O coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, foi entrevistado.
Ontem, a TV Globo (2x); o portal G1; e as rádios Band News e Super destacaram a suspensão de atendimento no Procon Assembleia devido ao coronavírus.