A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas realizou uma Audiência Pública que tratou dos impactos das chuvas em Minas (6/2). O requerimento é do Deputado Estadual Carlos Henrique (Republicanos).
Representantes de órgãos públicos discutiram medidas para sanar os danos causados pelas fortes chuvas que vêm atingindo Minas Gerais desde janeiro deste ano.
Moradores de várias comunidades estiveram presentes e cobram medidas emergências do poder público para atender as famílias que estão desabrigadas e desalojadas.
O Deputado Carlos Henrique destacou o trabalho que a Defesa Civil de Minas tem feito em cidades e comunidades atingidas, assim como o alerta de prevenção nas áreas de risco, mas que o poder público precisa agir de forma pontual para evitar novos impactos e realizar ações nos municípios que decretaram situação de emergência e calamidade pública. “A Audiência Pública cumpriu o seu papel de levar as demandas às áreas competentes, ouvimos a população, aprovamos requerimentos para providências, formaremos nova comissão para acompanhar de perto a situação dos atingidos e fiscalizaremos as ações que estão sendo realizadas nas áreas atingidas”, destacou o Deputado.
O parlamentar agradeceu a presença das comunidades: Vila Betânia, Havaí, Cercadinho, Vila Vista Alegre, Vale do Buritis, Santa Luzia, Sabará, Bom Sucesso, Mato Verde, Tocantins e dos municípios que em virtude das chuvas não puderam comparecer, além da presença dos órgãos públicos que estiveram presentes.
A Audiência Pública que debateu os impactos das chuvas em Minas foi a primeira ação efetiva da Assembleia de Minas em 2020, que abriu os trabalhos legislativos do ano com reunião solene e um minuto de silêncio em homenagem às vítimas fatais das chuvas em todo o Estado.
O enfrentamento das enchentes, deslizamentos e demais consequências das chuvas, assim como as ações de prevenção será um trabalho de planejamento com gestão compartilhada entre os governos Federal, Estadual e Municipal.